Na Educação Infantil do Sesc em Laguna, o projeto “Avós e Família” permeou os trabalhos do Grupo de 4 anos, no primeiro semestre do ano. Umas das atividades preferidas dos pequenos trouxe o tema “O forte elo entre avós e netos”, que resgatou a infância vivida pelos avós dos alunos.
A professora através de uma tarefa enviada às famílias solicitou que os avós escrevessem cartas contando sobre suas experiências vividas na infância, os brinquedos que utilizavam e suas brincadeiras favoritas. Os pequenos adoraram a experiência e no momento da socialização das cartas, escutaram todas as histórias, atentas e entusiasmadas.
Confira abaixo os textos de duas avós:
Ana, avó da aluna Mariana Martins Lopes
Na minha época brincávamos com aquilo que nós mesmos fazíamos: elástico, amarelinha, casinha, boneca. Eram brincadeiras muito divertidas que começavam à tarde e só acabavam à noite. Brincar na rua de se esconder era todos os dias. Hoje vejo nossas crianças presas dentro de casa, com vídeo games ou celulares, pois lá fora não é mais seguro. Tenho muitas saudades da infância maravilhosa que tive.+ Sobre a Escola Sesc
O Sesc é referência em Educação, com uma metodologia de ensino que estimula a criatividade e a reflexão por meio de conteúdos curriculares que dialogam com projetos transversais – empreendedorismo, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e artes. As Escolas do Sesc atendem desde início da vida, formando para o futuro. A Rede de Ensino do Sesc contempla 21 Escolas de Educação Infantil, 13 de Ensino Fundamental e Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 22 Unidades.
Clique aqui para mais informações.
Colaboração: Cristyanne Maria dos Santos da Silva, Sesc em Laguna
Sani, avó do aluno João Pedro de Souza Santos
Quando éramos crianças tínhamos brincadeiras criadas por nós mesmos. Passávamos a tarde brincando de roda, amarelinha, comidinha. Criávamos carretilhas e corríamos em um mundo só nosso. Brincar de pata cega e tomar banho nos rios nos fazia lembrar que éramos crianças e tínhamos a certeza de que a vida nos proporcionava dias felizes.